UAB

A Universidade de Brasília, embora tenha seus estatutos assentados na modalidade presencial, tem uma história de pioneirismo em iniciativas de educação a distância no ensino superior brasileiro. O seu projeto original preconizava, em 1961, o emprego das tecnologias na educação de forma democrática e criativa.

Em consonância com essas diretrizes, em 1979, a instituição assinou um convênio com a Open University, da Inglaterra, para ofertar vá¡rios cursos de extensão na modalidade a disância. O convênio se estendeu até 1985, mas, ao longo desses trinta anos, a universidade vem incorporando a educação a distância à  sua estrutura pedagógica, seja utilizando as tecnologias para apoiar a educação presencial, seja para a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade a distância.

A partir de parcerias com o Ministério da Educação a UnB passa a atender de forma ampliada e regular as demandas de formação superior a distância. Entre essas parcerias, que se iniciaram nos anos de 2005 e 2006, encontra-se o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB é um programa de grande porte, criado pelo Ministério da Educação, em 2005, que tem como base a oferta de cursos de formação superior, executados na modalidade a distância por instituições da rede pública de ensino superior, com o apoio de Polos presenciais mantidos pelos municípios ou governos estaduais.

Para saber mais sobre a UAB, clique no endereço: 
http://www.uab.capes.gov.br